Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

No Limits na Fotografia de Moda: o Uber-Corpo

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a linguagem da fotografia de moda contemporânea constituída sobre a conjuntura no limits. O entendimento de no limits parte da fluidez de fronteiras, da desterritorialização de códigos e sentidos e se delineia na corporeidade como artifício. Formam a base teórica a semiótica da cultura com Lotman e a linguagem fotográfica com Marra, amparando a reflexão que transcende da observação de um corpus que deixa antever um uber-corpo que se evidencia em fotografias de moda que revelam o pós-humano, a inversão do psicossocial e o excesso de presença.

Palavras-chave

Semiótica da Cultura, fotografia, corpo, uber-corpo, moda

PDF

Documento(s) suplementar(es)

Sin título

Biografia do Autor

Nísia Martins do Rosário

í‰ professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Cordenou o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação (2015-2016). Doutora em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestre em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. í‰ membro dos grupos de pesquisa Gpesc (Grupo de pesquisa semiótica e cultura da comunicação) e Processocom (Processos comunicacionais: epistemologia, midiatização, mediações e recepção ) o qual é organizador da Rede Amlat (Rede Temática -Comunicação, Cidadania, Educação e Integração na América Latina). A ênfase de suas investigações é em Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: corporalidades, imagem, linguagens, semiótica e metodologia.

Maurício Rodrigues Pereira

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição.Atua como fotógrafo com trabalhos realizados em retrato, publicidade, moda e arquitetura. Integra os grupos de pesquisa Corporalidades, coordenado pela Prof. Nísia Martins do Rosário (UFRGS) e Processocom (UNISINOS). Pesquisa e tem interesse nos seguintes temas: fotografia, moda, publicidade e artes visuais.


Referências

  1. Lipovetsky, G. (1989). O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Cia. das Letras.
  2. Lotman, Y. (1999). Cultura y Explosión: lo previsible y lo imprevisible en los procesos de cambio social. Barcelona: Gedisa.
  3. Lotman, Y. (1996). La Semiosfera: Semiótica de la cultura y del texto. Vol.I, Valéncia, Frónnesis Cátedra Universitat de Valéncia, Madrid: Ed. Cátedra.
  4. Marra, C. (2008). Nas Sombras de um Sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Senac São Paulo.
  5. Models.com (Ed.) (2011). Home Ec. Disponível em: <http://models.com/feed/?p=26253>. Acesso em: 12 jul. 2016.
  6. Tim, W. (2016). Recent Work. Disponível em: <http://www.timwalkerphotography.com/recent-work#>. Acesso em: 12 jul. 2016.
  7. Tucherman, I. (1999). Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Vega.
  8. Villaça, N; Góes, F. (2014). Em Nome do Corpo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
  9. W Magazine (Ed.). (2015). Fashion: Lara Stone: Love Machine. Disponível em: <http://www.wmagazine.com/fashion/2015/02/lara-stone-spring-2015-love-machine/photos/slide/all>. Acesso em: 12 jul. 2016.