Fotografia Publicitária e Enunciação: a imagem publicitária e o posicionamento discursivo das marcas contemporâneas
Resumen
Ante el fenómeno del lenguaje, el Análisis de Discurso se encuentra instrumentalizado para el estudio de cualquier materia significante. Sin embargo, es innegable que su estructura teórica está mucho más adaptado para la investigación a partir de materiales de naturaleza verbal, dada su origen vinculado a los estudios de la lingüística. Por otro lado, la comunicación mediática contemporánea, en especial la publicidad, hace intenso uso de la materia significante no verbal, lo que impone el refinamiento de metodologías que consideren el estudio de la imagen, sobre todo en lo que se refiere a la enunciación. De esta forma, el presente artículo presenta una propuesta para entender y analizar la enunciación de la fotografía publicitaria - es decir, de los mecanismos a partir de los cuales ese tipo de imágenes hace referencia al mundo -, con destaque para la categoría de espacio (o lugar).
Palabras clave
Análisis de dicurso, fotografía publicitaria, enunciación, marcas
Biografía del autor/a
Fernanda Vasques Ferreira
Professora adjunta da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) no curso de Publicidade e Propaganda, mestre e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordena o projeto de Iniciação Científica com recursos do CNPq vinculado ao Laboratório de Estudos Multidisciplinares em Linguagens, Comunicação e Cultura – LINC (UFOB) cujo título é: Prevenir ou remediar? Estudo sobre a comunicação em saúde na perspectiva da comunicação organizacional - publicidade e propaganda, jornalismo e relações públicas. Leciona História Social dos Meios de Comunicação, Comunicação Organizacional e Laboratório de Produção Editorial Promocional e Online.
Nelson Soares Pereira
Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCOM/UFBA). Graduado em Publicidade e Propaganda (UFES). Atuou como fotógrafo na área de Publicidade entre os anos de 1997 e 2002. Lecionou na FTC de Salvador e Unijorge, foi professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Faculdade Social da Bahia. Atualmente, dedica-se à docência - com especial interesse nas disciplinas de Introdução à Publicidade, Análise de Discurso e Semiótica, Redação Publicitária para meios impressos, í‰tica e Legislação Publicitária, Fotojornalismo, Fotografia Publicitária e TCC - e à pesquisa nas áreas de Linguagem Publicitária, Análise de Discurso e Semiótica, Fotografia e Imagem, Produção de Sentidos e Marcas Comerciais. í‰ professor adjunto da Universidade Federal do Oeste da Bahia, nos cursos de Artes Visuais e Publicidade e Propaganda
Citas
Bakhtin, M. (1997). Estética da criação verbal. (2. Ed.). São Paulo: Martins Fontes.
Benveniste, E. (1999). Problemas de linguística general II. México: Siglo Veintiuno Editores.
Carril, C. (2007). Qual a importância da marca na sociedade contemporânea? São Paulo: Paulus.
Charaudeau, P., e Maingueneau, P. (2006). Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto.
Floch, J. M, (1985). Petites mythologie de l’oeil et de l’esprit: pour une sémiotique plastique. París-Amsterdam: Editions Hadí¨s-Benjamins.
Hedgecoe, J. (1982). Manual do fotógrafo. Rio de Janeiro: Editora JB.
Maingueneau, D. (1998). Termos-chave da análise do discurso. Belo Horizonte: Ed. UFMG:
Maingueneau, D. (2008). Cenas da enunciação. São Paulo: Parábola Editorial.
Pereira Junior, N. S. (Setembro, 2005). Discurso e Imagem: possibilidades metodológicas para uma análise discursiva do fotojornalismo contemporâneo. Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Brasil, Rio de Janeiro.
Pietroforte, A. V. (2004). Semiótica visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto.
Quessada, D. (2003). O poder da publicidade na sociedade consumida pelas marcas: como a globalização impõe produtos, sonhos e ilusões. São Paulo: Futura.
Soares, N. (2016). Enunciação e Imagem: apontamentos para o estudo da fotografia publicitária e suas relações com o fenômeno-marca. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação. Brasil: São Paulo.
Verón, E. (1980). A produção de sentido. São Paulo: Cultrix: Ed. da Universidade de São Paulo.
Verón, E. (2013). La semiosis social 2: ideas, momentos, interpretantes. Buenos Aires: Paidós.
Vilches, L. (1984). La lectura de la imagen: prensa, cine e televisión. Barcelona: Paidós.