No limits en la fotografía de moda: el Uber-Body
Resumen
El objetivo de este artículo es problematizar el lenguaje de la fotografía de moda contemporánea constituida sobre la coyuntura no limits. El entendimiento de no limits parte de la fluidez de fronteras, de la desterritorialización de códigos y sentidos y se delinea en la corporeidad como artificio. Forman la base teórica la semiótica de la cultura, a partir de Lotman, y el lenguaje fotográfico, a partir de Marra, amparando la reflexión que trasciende de la observación de un corpus que permite prever un uber-cuerpo, evidenciado en fotografías de moda que revelan lo posthumano, la inversión de lo psicosocial y el exceso de presencia.Palabras clave
Semiótica de la cultura, fotografía, cuerpo, uber-cuerpo, moda
Archivo(s) complementario(s)
Sin tÃtulo (Português (Brasil))Biografía del autor/a
Nísia Martins do Rosário
Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no curso de Comunicação Social e no Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq. Possui doutorado em Comunicação Social pela PUC/RS (2003), mestrado em Ciências da Comunicação pela Unisinos (1997) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela mesma instituição. Atualmente é coordenadora do curso de Pós-graduação em Comunicação e Informação PPGCOM/UFRGS, membro dos grupos de pesquisa GPESC e Processocom, o qual é organizador da Rede Amlat.
Maurício Rodrigues Pereira
Mestrando do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Cultura e Significação. Graduado em Comunicação Social - Habilitação em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua como fotógrafo com trabalhos realizados em retrato, publicidade, moda e arquitetura. Integra os grupos de pesquisa Corporalidades, coordenado pela Prof. Nísia Martins do Rosário (UFRGS) e Processocom (UNISINOS). Pesquisa e tem interesse nos seguintes temas: fotografia, moda, publicidade e artes visuais.
Citas
- Lipovetsky, G. (1989). O Império do Efêmero: a moda e seu destino nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Cia. das Letras.
- Lotman, Y. (1999). Cultura y Explosión: lo previsible y lo imprevisible en los procesos de cambio social. Barcelona: Gedisa.
- Lotman, Y. (1996). La Semiosfera: Semiótica de la cultura y del texto. Vol.I, Valéncia, Frónnesis Cátedra Universitat de Valéncia, Madrid: Ed. Cátedra.
- Marra, C. (2008). Nas Sombras de um Sonho: história e linguagens da fotografia de moda. São Paulo: Senac São Paulo.
- Models.com (Ed.) (2011). Home Ec. Disponível em: <http://models.com/feed/?p=26253>. Acesso em: 12 jul. 2016.
- Tim, W. (2016). Recent Work. Disponível em: <http://www.timwalkerphotography.com/recent-work#>. Acesso em: 12 jul. 2016.
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- Villaça, N; Góes, F. (2014). Em Nome do Corpo. 2. ed. São Paulo: Estação das Letras e Cores.
- W Magazine (Ed.). (2015). Fashion: Lara Stone: Love Machine. Disponível em: <http://www.wmagazine.com/fashion/2015/02/lara-stone-spring-2015-love-machine/photos/slide/all>. Acesso em: 12 jul. 2016.