Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

A estrutura da narrativa icônica na TV. Dissertação de Mestrado do Doutorado do Estado em Ciências e Letras

Abstract

Em todas as sociedades, a função comunicativa do meio está sujeita a outro controle exercido pelo Mediador. Nosso objetivo tem sido estudar as relações conflitivas que existem entre a televisão como um meio, o "in ovo" portador de uma cultura icônica e a Mediator Television, que é uma instituição de controle social.
Existe na performance de televisão, um código de mediação e um código de comunicação.
Enquanto um mediador social exerce sua função de controle ideológico usando códigos sociais (normas: coerções, proibições, etc.) que transmitem juízos de valor, um meio exerce sua função comunicativa usando códigos lógicos (inclusões, dependências, exclusões, etc.), que transmitem julgamentos de relacionamento.

Tentamos mostrar que toda coerção ideológica da realidade pode ser expressa e produzir seus efeitos através da intermediação de restrições lógicas.
Nesta tese queríamos mostrar que as instituições mediadoras podem usar um meio de comunicação para destruir o tipo de comunicação que possibilita as novas capacidades de comunicação desse meio. Nossa contribuição para o conhecimento do controle social mediado pelo recurso à televisão está no tempo teórico e metodológico. Consistiu em mostrar que há constrições que reduzem a possível variedade de visões de mundo na televisão; que essa mediação pode ser refletida em um modelo narrativo de produção; que esse modelo de mediação, como qualquer outro, tem uma estrutura lógica; e que as metodologias necessárias para identificar a estrutura dos modelos de mediação e como elas funcionam podem ser desenvolvidas. Criamos esses métodos de análise de mediação e os aplicamos e testamos para descobrir como é e como "A Ordem Mundial através da televisão" é gerada.

Keywords

Televisão, Mediação, Código, Intermediação.

PDF (Español (España))