Skip to main navigation menu Skip to main content Skip to site footer

Acima da cidade, uma gárgula em movimento: vislumbres do urbano em Batman de Tim Burton | City above, a gargoyle on the move: glimpses urban in Tim Burton Batman

Abstract

O objetivo do presente trabalho é analisar dois momentos do filme Batman, de 1989, dirigido por Tim Burton, partindo do pressuposto de que é possível desdobrar os aspectos formais da tessitura de sua sintaxe fílmica, a fim de estabelecer conexões entre a imagética da câmera e o lugar do espectador. Em nosso estudo buscamos refletir a retórica fílmica de Batman e duas vertentes da produção cinematográfica mundial, o Expressionismo alemão e o cinema noir, apoiando nossa reflexão nos trabalhos de Kracauer (1988), Eisner (1985), Cánepa (2006) e Mascarello (2006). Foi possível constatar que Burton constrói, em Batman, uma estética urbana que se aproxima destas tendências cinematográficas, sobretudo nos usos da luz.

The goal of this paper is to analyse two moments from the Batman film, from 1989, directed by Tim Burton, starting from the assumption that it is possible to unfold the formal aspects of the texture of the film syntax, seeking to establish connections between the camera imagetics and the place of the spectator. In our text we aim to reflect the film rethoric of Batman and two waves of World Cinema production, German Expressionism and film noir, supporting our reflection on the works of Kracauer (1988), Eisner (1985), Cánepa (2006) and Mascarello (2006). It was possible to find in Burton’s Batman the construction of an urban aesthetics wich is next to those cinematographic movements, especially in its use of lighting.

Keywords

Batman, Cidade, Tim Burton, Expressionismo alemão, Cinema Noir.

PDF (Español (España))

Author Biography

Vilson André Moreira Gonçalves

Graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2006), especialista em História, Arte e Cultura pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008), atualmente é mestrando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atua na área de Arte-Educação, com ensino médio e superior, e realiza trabalhos nos campos da ilustração e de histórias em quadrinhos. Atualmente sua pesquisa se dirige para o campo da adptação das histórias em quadrinhos para o cinema.


References

  1. Bordwell, D. (2006). The Way Hollywood Tells It: Story and Style in Modern Movies. Berkeley/Los Angeles/Londres: Univers. California Press.
  2. Brooker, W. (2001). Batman Unmasked: Analyzing a Cultural Icon. New York/London: Continuum.
  3. Cánepa, L. L. (2006). Expressionismo Alemão. In: Mascarello, F. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus pp. 55-88.
  4. Eisner, L. H. (1985). A Tela Demoníaca: As Influências de Max Reinhardt e do Expressionismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
  5. Fisher, M. (2006). Gothic Oedipus: subjectivity and Capitalism in Christopher Nolan's Batman begins In: ImageTexT: Interdisciplinary Comics Studies, vol. 2, Ano 2. Dept of English, University of Florida. Disponível em: <http://www.english.ufl.edu/imagetext/archives/v2_2/fisher/>. Acesso em: 19 de Janeiro de 2012.
  6. Greenberger, R.; Manning, M.K. (2010). The Batman Vault: A Museum-in-a-Book with Rare Collectibles from the Batcave. Philadelphia: Running Press.
  7. Jones, A. (2011). Batman. In: Woods, P. A. O Estranho Mundo de Tim Burton. São Paulo: Leya, pp. 77-95.
  8. Kracauer, S. (1988). De Caligari a Hitler: uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
  9. Mascarello, F. (2006). Film Noir. In: MASCARELLO, F. História do Cinema Mundial. Campinas: Papirus, pp.177-188.
  10. Mateus, A. (2007). As Pulp Magazines. In: Babilónia. Revista Lusófona de Línguas, Culturas e Tradução, 57-65.
  11. Muraca, M. H. (2010). Tim Burton e o Burtonesque: A Inversão do Conto de Fadas. In: Revista Semioses, Rio de Janeiro. Vol. 01, N.
  12. Nabais, E. (2010). Scissorhands de Tim Burton: um conto de fadas gótico. Dissertação – Universidade de Lisboa, Mestrado em Estudos Ingleses e Americanos, Lisboa.
  13. Newman, K. (2011). Batman. In: Woods, P. A. O Estranho Mundo de Tim Burton. São Paulo: Leya, pp. 95-99.
  14. Plouffe, V. (2012). Deconstructing Batman. In: Architecture and Film, Fall 2003: Course Home Page. University of Waterloo School of Architecture. Disponível em: <http://www.architecture.uwaterloo.ca/faculty_projects/terri/film_papers/Batman.pdf>.
  15. Stephens, W. (2002). Demon Lovers: Witchcraft, Sex, and the Crisis of Belief. Chicago and London: The University of Chicago Press.