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Transformações textuais do personagem cinematográfico Indiana Jones nas histórias em quadrinhos de Os Trapalhões: evidências de uma narrativa transmídia brasileira

Narrativa transmedia e industrias culturales como di嫇logo social

Resumo

O artigo tem como objetivo suscitar evidências de uma narrativa transmídia brasileira a partir de transformações textuais do personagem cinematográfico Indiana Jones (Estados Unidos) nas histórias em quadrinhos de Os Trapalhões (Brasil), antigo quarteto humorístico proveniente da mídia televisiva. São analisadas as narrativas gráficas do grupo, produzidas pela editora Abril, entre 1991 e 1993, acerca dos conceitos de narrativa transmídia, propostos por Henry Jenkins e Carlos Scolari. Parte-se do pressuposto que as narrativas gráficas do grupo propiciavam histórias expandidas da mídia televisiva, independentemente, do envelhecimento ou falecimento dos artistas. Os principais resultados apontam que essas narrativas em quadrinhos colaboraram, de forma não licenciada, para a expansão dos filmes de Indiana Jones e consumidos, quase que exclusivamente, pelo público brasileiro; além disso, possibilitavam (inter) conexões com outras edições das histórias em quadrinhos de Os Trapalhões.

Palavras-chave

narrativa transmídia brasileira, histórias em quadrinhos, Indiana Jones, Os Trapalhões

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