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Para uma revisão teórica da fotomontagem: formas, referências e desvios digitais

Portada Razón y Palabra volumen 23 número 106: Fotografía, de la cámara oscura a la postfotografía

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o fenômeno da fotomontagem ao longo de sua história. Para tanto, revisaremos esse fenômeno a partir de uma perspectiva diacrônica é crítica que busca combinar as contribuições de diversas disciplinas teóricas, no âmbito de um projeto de pesquisa voltado para a representação visual do sujeito e sua relação com as novas tecnologias, uma vez que entendemos que é um prática usual no campo da produção fotográfica que envolve a adaptação de antigas estratégias criativas às novas demandas e possibilidades do ambiente digital. í‰ interessante rever o conceito de fotomontagem para definir seu escopo e estudar suas aplicações no contexto digital, levando em conta seu envolvimento nos processos de representação visual, seja individual ou coletivamente. Propomos pensar a fotomontagem como o resultado de um processo de escrita submetido à necessidade de interrogar a natureza e estrutura da imagem, que se desdobra na área de intersecção de formas e signos, de configurações visuais e significados, sem esquecer que toda prática está sujeita a uma intencionalidade, mais ou menos explícita, que determina sua função e significado. A revisão teórica será acompanhada pelo estudo sintético de alguns casos e uma proposta para refletir sobre novas modalidades digitais disponíveis para os usuários da Internet.

Palavras-chave

fotomontagem, postfotografia, meme, miniatura, estética, digital

PDF (Español (España))

Referências

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