Publicidade da indústria cultural e adequação masculina: Da discriminação à cosificação

Resumo
A mistura de recursos visuais e / ou sonoros com os quais uma mensagem publicitária atrai a atenção das pessoas, desperta a curiosidade do público sobre a mensagem que é anunciada e gera identificação com a imagem dos modelos de anunciantes; Nesta realidade criativamente construída, as emoções são manipuladas para impor modas e aumentar o consumo, transgredindo a imagem da figura humana ao serem convertidas em objeto-objeto da publicidade e depois transformadas no desejo dos consumidores.
A indústria da publicidade cultural contribuiu para a reprodução de padrões comportamentais que o sistema patriarcal impõe aos homens, uma vez que são frequentemente apresentados como figuras de poder e em situações de dominação; no entanto, também são discriminados pela sociedade de consumo de classe, racista e sexista. Este texto apresenta uma reflexão sobre o tratamento da imagem masculina na publicidade, considerando a perspectiva de gênero com enfoque nas masculinidades, em um ambiente social que promove a igualdade de gênero e o reconhecimento da diversidade.
Palavras-chave
publicidade, perspectiva de gênero, masculinidades, figura masculina
Biografia do Autor
Karina Shorange Cervantes Ramírez
Egresada de la Licenciatura en Comunicación por la Universidad Juárez Autónoma de Tabasco (UJAT), donde se enfocó al campo emergente de la comunicación. Ha incursionado en el campo laboral de la publicidad institucional y la comunicación organizacional. Correo electrónico: shorangekarina@hotmail.com
Referências
No aplica