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Reflexões do mercado cultural de engenharia social. De possíveis modelos

Resumo

Este trabalho apresenta, de modo geral, uma amostra dos modelos de configuração utilizados na produção de bens e serviços específicos ao mercado cultural e mercados comerciais com possibilidades de usá-los neste setor. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) reconhece actividades culturais e criativas como ferramentas de geração de valor que ajudam o desenvolvimento económico de uma região, por isso é importante para empurrar o mercado com estratégias eficazes e parar de se concentrar em subsídios obtenção que mantêm reproduzindo cultura como mencionado por Galindo "muito caro e exaltado, superior à vida comum, ou ... muito barato, e pondo em risco a sobrevivência da vida social popular ..." (Vargas Reynoso, 2011) ,, e para tornar produtiva e auto-gestão O trabalho de produção, promoção, distribuição e divulgação das atividades culturais. O que é mencionado, requer a formulação de estratégias cada vez mais complexas, em alguns casos comprovadas em áreas de natureza lucrativa; Mas para trazer esses mecanismos mais perto, adaptá-los e criar seu próprio, implica ter clareza suficiente sobre o ser eo que fazer do mercado cultural (isto é, sua identidade), para estabelecer as diferenças que existem com os seus pares e para pensar As alternativas que foram Gestação no passado, as que são apresentadas hoje e as possibilidades que poderiam ser geradas a partir de uma estratégia de intervenção. Esta informação está localizada na loja de instruções genéticas que a Engenharia Social denomina programa narrativo, o que permite tornar visível o desenvolvimento e operação que o mercado cultural tem conseguido transmitir de geração em geração desde sua gênese. Como primeiro passo, vamos explicar o conceito de mercado cultural dentro da configuração do sistema econômico, então os modelos de trabalho que atuam não só no mercado cultural, mas em outros mercados, para mostrar, finalmente, de uma forma sintética de um esboço do que isso Engenharia Social poderia contribuir.

Palavras-chave

Mercado cultural, Modelos de negócios, Engenharia social

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Biografia do Autor

Beatriz Rodríguez-Arroyo

Licenciada en contaduría pública por la Universidad Iberoamericana, curso la Maestría en Gestión del Patrimonio Cultural en la misma institución y el doctorado en Ciencias y Humanidades para el Desarrollo de Investigación Interdisciplinaria en la Universidad Autónoma de Coahuila y ha realizado otros estudios en museografía y valuación de obras de arte. Su labor de gestión se ha desarrollado tanto en el sector público como privado. Sus investigaciones se han centrado en el tema de los museos; durante dos años estuvo a cargo del programa Relacionarte y del Museo UPAEP realizando trabajo curatorial sobre la colección del museo y del programa del proyecto Labim (Laboratorio de Investigación Museal). Forma parte del programa de capacitación de la dirección general de vinculación cultural de la Secretaria de Cultura.


Referências

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