í‰tica, compromiso e interacción:: la actuación de Facebook contra la diseminación del discurso del odio en Internet
Resumen
Se objetiva, desde la perspectiva ética sobre compromiso e interacción, analizar la actuación de Facebook hacia la producción de contenido contra la diseminación de los discursos de odio en Internet.
Palabras clave
í‰tica; Engajamento; Discurso de ódio; Interação; Facebook; Organização.
Biografía del autor/a
Renata Calonego
Doutoranda e Mestra do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Bacharel em Comunicação Social: Relações Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa Relações Públicas e Comunicação: opinião pública, educação e interculturalidade e da rede aberta de pesquisa COLEARN (Collaborative Open Learning).
Entre 2014 e 2016 estagiou na área de Comunicação na Mondelez International. Realizou pesquisa de Iniciação Científica pela PIBIC (2012 – 2013), pela FAPESP (2013 – 2014) e bolsa BEPE com estágio de pesquisa na Open University, Inglaterra. Participou dos projetos de extensão “Núcleo Opinião” (2012) e “As Relações Públicas e a Educação Corporativa” (2012 - 2013) da FAAC.
Dentre as principais publicações estão “REA e a educação aberta corporativa: formação do Relações Públicas para atuar com literacia digital em ambiente organizacional”, capítulo do livro Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais (2014) e “Comunica Educação: experiência na formação de competência comunicacional e literacia digital”, capítulo do livro extensão universitária: ações e perspectivas (2016).
Alana Carolina Gomes
Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC – Unesp), Bauru – SP, Brasil. - Universidade Estadual Paulista, UNESP. Bacharel em Comunicação Social: Relações Públicas. Membro do Grupo de Pesquisa “Relações Públicas e Comunicação: opinião pública, educação e interculturalidade”. Foi bolsista FAPESP (2015-2016) e bolsa BEPE com estágio de pesquisa na Universidade de Sevilha – Espanha (2015).
Participou do programa "De la clase a la cuenta/ Da classe ao Mercado" produzindo uma campanha de Comunicação para o Exército brasileiro (2015-2016) e do “PET - RTV- Programa de Educação Tutorial em Rádio e TV (2014-2015)”
Dentre as principais publicações estão: “A Responsabilidade das Organizações na Produção de Conteúdo Intercultural” - Congresso internacional “Comunicación, conflictos y cambio social” - Universitat Jaume I de Castellón (2018) - artigo publicado em anais do e “Organizações e Interculturalidade: Combate ao terrorismo e ao discurso de ódio nas mídias” - 1º Congresso Internacional de Mídia e Tecnologia “Neil Postman e a Nova Ecologia dos Meios”- artigo publicado em anais do (2017).
Raquel Cabral
Doutora em Comunicação pela Universitat Jaume I (Espanha), mestre em Estudos Internacionais em Paz, Conflitos e Desenvolvimento Social pelo Instituto Interuniversitário de Desenvolvimento Social e Paz (IUDESP) vinculado à Cátedra UNESCO de Filosofia para a Paz da Universitat Jaume I (Espanha), mestre em Comunicação Midiática e graduada em Relações Públicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP. Professora do curso de graduação em Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação (FAAC). Ministra a disciplina “Comunicação para cultura de paz e interculturalidade” do Programa de Pós-graduação em Comunicação da FAAC/Unesp. Suas linhas de pesquisa atuais abordam a temática da comunicação para a paz (Communication for Peace), interculturalidade, internacionalização, relações públicas e violência organizacional.
Citas
CALONEGO, Renata.
GOMES, Alana C.
CABRAL, Raquel.