Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

O documento fotográfico: definições e deslocamentos nos primórdios da fotografia

Portada Razón y Palabra volumen 23 número 106: Fotografía, de la cámara oscura a la postfotografía

Resumo

Este artigo aborda os modos de produção e uso da fotografia desde o anúncio oficial de sua invenção, em 1839, até o início do século XX. Com base em revisão bibliográfica de autores tanto desta época quanto contemporâneos, analisa não apenas o termo documento fotográfico, mas também o contexto histórico, social e cultural deste período e como o advento do novo medium foi marcado por uma enorme diversidade de práticas com diferentes propostas éticas e estéticas que oscilavam, muitas vezes de maneira paradoxal, entre a noção de documentação fotográfica fundada na ideia de fotografia como prova – já que esta seria um registro direto e objetivo da realidade – e o conceito de “fotografia artística” como produto unicamente da criação pictórica e pessoal do seu autor.

Palavras-chave

documento, história da fotografia, documento fotográfico, objetividade

PDF

Referências

Arago, F. D. (1980). Report. En: Alan Trachtenberg (ed.) Classic Essays on Photography. New Haven, CT: Leete's Island Books, p. 15-25.
Crary, J. (2012). Técnicas do Observador: Visão e Modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Editora Contraponto.
Dobal, S. (2013). Ficção e encenação na fotografia contemporânea. En: Dobal, S.& Gonçalves, O. (Orgs). Fotografia Contemporânea – Fronteira e Transgressões. Brasília: Casa das Musas.
Dufour, D. (2015). Introduction. En: Dufour, D. (Org). Images à charge: La construction de la preuve par l’image. LE BAL/í‰ditions Xavier Barral, p.5-7.
Holmes, O. W. (1980 [1859]). The Stereoscope and the Stereograph. En: Trachtenberg, A. Classic Essays on Photography. Leete’s Island Books. New Haven, p. 71-82.
Kossoy, B. (2002) Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles.
Le Goff, J. (1996). Documento/Monumento. En: Le Goff, J. História e memória. Trad. Bernardo Leitão et al. 4. ed. Campinas: UNICAMP, p. 535-549.
Lebart, L.(2015). Alphonse Bertillon: La photographie métrique de scí¨nes de crime. En: Dufour, D. (Org). Images à charge: La construction de la preuve par l’image. Paris: LE BAL/í‰ditions Xavier Barral, p.17-35.
Magalhães, í‚. & Peregrino, N. (2004). Fotografia no Brasil: um olhar das origens ao contemporâneo. Rio de Janeiro: FUNARTE.
Navarro, P. (2008). Discurso, História e Memória: contribuições de Michel Foucault aos estudo da mídia. En: Tasso, I. (org.) Estudos do Texto e do Discurso: Interfaces entre Lingua(gens), Identidade e Memória. São Carlos: Claraluz.
Plasencia, C. (2008/2009) Arquivo universal. A condição do documento e a utopia fotográfica moderna. Guia da exposição. Trad. Nuño Abreu. Barcelona/Lisboa: Museu d'Art Contemporani de Barcelona/Centro Cultural de Belém.
Poe, E. A. (1980[1840]) The Daguerreotype. En: Trachtenberg, A. Classic Essays on Photography. Leete’s Island Books. New Haven, p.37-38.
Robinson, H. P.(1980 [1896]). Idealism, Realism, Expressionism. En: TRACHTENBERG, Alan. Classic Essays on Photography. Leete’s Island Books. New Haven, p. 91-98.
Rosenblum, N. (2007). A world history of photography. 4. ed. New York: Abbeville Press.
Rouillé, A. (2009). A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora SENAC. São Paulo.
Sagredo, F. F. & Izquierdo, J. M. A. (1982). Reflexiones sobre “documento”: palabra/objeto (I): Boletín Millares Carlo, n. 5, p. 161-198. Recuperado de http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1448715
Sousa, J. P.(2004). Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Florianópolis: Letras Contemporâneas.
Trachtenberg, A. (1980) Classic Essays on Photography. New Haven: Leete's Island Books.
Zilly, B. (1999). Flávio de Barros, o ilustre cronista anônimo da guerra de Canudos. Estudos Avançados, v. 13, n. 13, p. 105-113, ago. Recuperado de http://goo.gl/b7u4TB