Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Strager Things: referências dos anos 80 e seu impacto no público

Resumo

A Internet mudou a forma de consumir cinema e televisão. Com o surgimento de plataformas como a Netflix, séries como Stranger Things deslumbraram o público em geral. A intenção do trabalho aqui apresentado é analisar as estratégias dos criadores desta série para torná-la um sucesso mundial. Para tal, parte-se da hipótese de que o seu triunfo se deve à utilização de referências que homenageiam a geração dos anos 80 em todas as suas vertentes: cinema, música, vestuário, objetos. Para realizar esta análise, procedemos primeiro a uma revisão da evolução sofrida na forma de visualização das séries. Após esta contextualização, optou-se por uma metodologia baseada na análise de conteúdo baseada em diferentes unidades de análise, o que tem ajudado a distinguir todas as referências que aparecem nas séries em termos das variáveis ​​mencionadas. No entanto, e pelos resultados, foi possível observar como, aliás, o enigma de sua fama está em ter encontrado aquele ponto em comum que reside na memória das pessoas, em sua capacidade de vocação para a saudade, e que Faz as memórias florescerem

Palavras-chave

Stranger Things ; Netflix ; años 80; público

PDF (Español (España))

Biografia do Autor

María Macarena Parejo

Macarena Parejo Cuéllar es doctora en Comunicación por la Universidad de Extremadura (2015). Su tesis doctoral ha estado centrada, precisamente, en el análisis de los gabinetes de comunicación de las universidades españolas. Actualmente, es profesora en el departamento de Información y Comunicación de la Universidad de Extremadura (España). Directora del Gabinete de Imagen y Comunicación de la UEx. Ha participado en diversos proyectos de comunicación científica. También ha impartido conferencias y escrito varios manuales sobre divulgación científica, comunicación corporativa y sobre medios universitarios.

Belén Vázquez López

Licenciada en Comunicación Audiovisual por la Universidad de Extremadura


Referências

  1. Adams, G. (2017). Apuntes sobre el mundo del revés. Una guía no oficial de Stranger Things. Barcelona: Penguin Ramdon House
  2. Alonso, B. (2019): Audiencias de las series más vistas de Netflix entre Octubre 2018 a Septiembre 2019 en millones de espectadores. The New York Time. 18 de Octubre. Extraído de: https://www.elle.com/es/living/ocio-cultura/a29511379/netflix-series-peliculas-mas-vistas/
  3. Berelson, B. y Laszarfeld, P.F (1948). The analyisis in Communications Content. University of Chicago and Columbia University.
  4. Herrmann, B (1996). The Film Scores, Sony 1996, cit. En Xalabarder, C.: Enciclopedia de las bandas sonoras. Barcelona: Ediciones B.
  5. Mcintyre, G. (2019). Stranger Things: Mundo del revés. La guía oficial. Barcelona: Penguin Ramdon House
  6. Onieva, A. (2019): El gran éxito de Stranger Things es reconquistar a quienes abandonaron Netflix. 11 de Julio. Extraído de: https://fueradeseries.com/stranger-things-exito-netflix-suscriptores-f51b3b264718
  7. Pallás, M. y Pérez Ladaga, E. (2018). A través de Stranger Things. Columbia: GreadBookPrices
  8. Pere Solá, G. (2017): Stranger Things 2: Más de cuatro millones vieron la temporada en un fin de semana. 3 de Noviembre. Extraído de: https://www.lavanguardia.com/series/20171103/432566435271/stranger-things-2-audiencia.html
  9. Robinette, S., Brand, C., Lenz, V. (2001). Marketing emocional: el método Hallmark para ganar clientes para toda la vida. Barcelona: Gestión 2000.
  10. Sandoval, J. (2019): Usuarios de Spotify están obsesionados con la música de Stranger Things. 1 de Julio. Extraído de: https://los40.cl/2019/usuarios-de-spotify-estan-obsesionados-con-la-musica-de-stranger-things-28234.html
  11. Watson, A. (2019): Audiencia de Stranger Things Temporada 2 en los primeros tres días de lanzamiento en EE.UU en Octubre 2017 por episodio en millones. 22 de Julio. Statista.