Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Videoclipes queer: diversidade e discurso de gênero em clipes da última década

Resumo

Os objetivos deste trabalho são localizar e identificar videoclipes queer para analisá-los, identificar a possível diversidade neles representada e interpretar as mensagens de gênero que os fundamentam. Pretendemos argumentar e justificar a ideia de uma evolução na representação queer ao longo da segunda década do século XXI. Do ponto de vista metodológico, este trabalho se coloca em uma intersecção entre os estudos culturais, a cultura visual e a teoria queer. Aplicamos uma análise textual a uma amostra intencional de cinco vídeos musicais do YouTube. Os resultados permitem identificar um videoclipe como queer pela representação feita dos corpos, bem como pela interação entre os personagens. Concluímos que os videoclipes analisados ??reúnem temas e motivos muito variados, buscando a diversidade e a transmissão de um discurso explícito de gênero. O videoclipe queer evoluiu da marginalidade e da representação de sexualidades periféricas em contextos minoritários para produções mais comerciais e populares.

Palavras-chave

videoclipe, gênero, teoria queer, análise textual audiovisual, indústria fonográfica, YouTube

Ver en línea (Español (España)) PDF (Español (España))

Biografia do Autor

Noor Jorquera-Trascastro

Noor Jorquera-Trascastro es graduada en Comunicación Audiovisual por la Universidad de Málaga. Ha sido becaria interna del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga. Ha trabajado en la Diputación de Málaga como diseñadora gráfica y fotógrafa.

José Patricio Pérez-Rufí

José Patricio Pérez Rufí es profesor Contratado Doctor del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Facultad de Ciencias de la Comunicación de la Universidad de Málaga desde 2009. Es Doctor en Comunicación Audiovisual por la Universidad de Sevilla (2005), licenciado en Comunicación Audiovisual (1999) y licenciado en Periodismo (1997) por la Universidad de Sevilla. Ha publicado diversas monografías en editoriales de prestigio, así como un amplio número de artículos en revistas académicas especializadas en Comunicación.


Referências

Christian, A.J. (2010). Camp 2.0: A Queer Performance of the Personal. Communication, Culture & Critique, 3, 352-376. https://doi.org/10.1111/j.1753-9137.2010.01075.x

Austerlitz, S. (2007). Money for Nothing. A History of the Music Video from the Beatles to the White Stripes. Londres, Reino Unido: Continuum.

Bonfigli, A. y Mer, K.B. (2012). Representación de la construcción de género en el videoclip. En AA.VV. III Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Estudios de Cine y Audiovisual (pp. 1-9). ASAECA. https://tinyurl.com/yyg3xkm6

Botescu-Sirețeanu, I. (2019). Queer in Queen: Camp aesthetics and queer performativity in Queen’s music videos. Bulletin of the Transilvania University of Brașov. Series IV: Philology and Cultural Studies, 12(61), 87-100. https://doi.org/10.31926/but.pcs.2019.61.12.7

Butler, J. (2007). El género en disputa. El feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona, España: Paidós.

Carballo, P. (2006). Reggaetón e identidad masculina. Inter.c.a.mbio, 3(4), 87-101. https://tinyurl.com/y34pab2d

Casetti, F. y Di Chio, F. (1991). Cómo analizar un film. Barcelona, España: Paidós.

Corbetta, P. (2007). Metodología y técnicas de investigación social. Madrid, España: McGraw Hill.

Cruz-Díaz, R. y Guerrero Moreno, M.C. (2018). El género musical reggaetón. Aproximación al discurso sexual y a la cosificación de las jóvenes. En E. López-Meneses, D. Cobos-Sanchiz, A.H. Martín-Padilla, L. Molina-García y A. Jaén-Martínez (coords). Experiencias pedagógicas e innovación educativa. Aportaciones desde la praxis docente e investigadora (pp. 3683-3695). Barcelona, España: Octaedro.

Dhaenens, F. (2016). Reading Gay Music Videos: An Inquiry into the Representation of Sexual Diversity in Contemporary Popular Music Videos. Popular Music and Society, 39(5), 532-546. https://doi.org/10.1080/03007766.2015.1068530

Escamilla, P. (14 de abril de 2020). ¿Oportunismo o inclusión? · El dilema con el video de Yo Perreo Sola, dirigido por Bad Bunny. Slang. https://tinyurl.com/y38d6nhu

Fitts, M. (2008). Drop It Like It’s Hot. Culture Industry Laborers and Their Perspectives on Rap Music Video Production. Meridians: feminism, race, transnationalism, 8(1), 211-235. https://www.jstor.org/stable/40338918

Freeman, C. (2020). Filming female desire: queering the gaze of pop music videos. Cultural Studies, 34(6), 1007-1032. https://doi.org/10.1080/09502386.2019.1704039

Fonseca Hernández, C. y Quintero Soto, M.L. (2009). La Teoría Queer: la deconstrucción de las sexualidades periféricas. Sociológica (México), 14(29), 43-60. https://tinyurl.com/yxfq8o4n

Gómez Rodríguez, G.M. (2019). La realidad en la ficción: Las preocupaciones de los españoles en las series de televisión (1990-2010) (Tesis doctoral). Madrid, España: Universidad Complutense de Madrid. https://eprints.ucm.es/58560/

Guarinos-Galán, V. y Sedeño-Valdellós, A.M. (2018). Danza contemporánea y sincronía musicovisual en el videoclip musical actual. Revista Mediterránea de Comunicación, 9(2), 321-332. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2018.9.2.3

Guarinos-Galán, V. y Sedeño-Valdellós, A.M. (2020). El videoclip social. Análisis de su narrativa y estética. Methaodos. Revista de ciencias sociales, 8(1), 120-129. http://dx.doi.org/10.17502/m.rcs.v8i1.329

Holland, S.A. (2020). Examining Diversity in YouTube Music Videos with Queer Women Couples from 2006-2019 (Trabajo de fin de máster). Siracusa, Estados Unidos: Syracuse University. https://tinyurl.com/y3s9zg7j

Horn, K. (2010). Camping with the Stars: Queer Perfomativity, Pop Intertextuality, and Camp in the Pop Art of Lady Gaga. Current Objectives of Postgraduate American Studies, 11. http://dx.doi.org/10.5283/copas.131

Illescas-Martínez, J.E. (2017). El contenido del videoclip dominante como reproductor cultural e ideológico. Revista Mediterránea de Comunicación, 8(2), 85-104. https://doi.org/10.14198/MEDCOM2017.8.2.6

Lauretis, T.D. (1991). (1991). Queer Theory. Lesbian and Gay Sexualities. Differences: A Journal of Feminist Cultural Studies. Indiana, Estados Unidos: Indiana University Press.

López Gutiérrez, M. L. Y Nicolás Gavilán, M. T. (2015). El análisis de series de televisión: construcción de un modelo interdisciplinario. Revista ComHumanitas, 6 (1), 22-39. https://tinyurl.com/y2azrmej

López Ocaña, A.J. (2018). El videoarte español desde las tácticas queer. Discursos políticos y sociales a través de la creación audiovisual. En J.C. Martínez Coll (coord.). VII Congreso Online Internacional sobre Arte y Sociedad: arte de los nuevos medios (pp. 1-10). Málaga, España: EUMED. https://tinyurl.com/y49a7t45

Masterman, B.D. (2012). It’s All Me… In One Way or Another: Transgressive Queer Embodiment in the Music Videos of Marilyn Manson (Trabajo de fin de máster). Pittsburgh, Estados Unidos. University of Pittsburgh. http://d-scholarship.pitt.edu/11763/

Oleszczuk, A. y Waszkiewicz, A. (2020). Queerness of Hallyu 2.0: Negotiating Non-normative Identities in K-pop Music Videos. Res Rhetorica, 7(2), 118-131. https://doi.org/10.29107/rr2020.2.8

Ravijojla, N. (2008). The representation of the lesbian body in music videos (Trabajo fin de máster). Budapest, Hungría: Central European University. https://tinyurl.com/y5pjkd2g

Rodríguez-López, J. y Caldeiro Pedreira, M.C. (2015). Divas clips: la imagen actual de la mujer en el vídeo musical. Revista Temas de Comunicación, 31, 59-80. https://tinyurl.com/y2uv7mx8

Rodríguez-López, J. y Sedeño-Valdellós, A.M. (2017). El videoclip y la comunicación socio-política: el mensaje reivindicativo en el vídeo musical. Vivat Academia, 138, 1-16. https://doi.org/10.15178/va.2017.138.1-15

Sedeño-Valdellós, A.M. (2002). El cuerpo del cantante en los videoclips: una propuesta de análisis textual. En AA.VV. VI Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación. Santa Cruz de la Sierra, Bolivia: Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación.

Selva-Ruiz, D. (2014). El videoclip. Comunicación comercial en la industria musical. Sevilla, España: Ediciones Alfar.

Stormer, T. (2020). My Boy Like a Queen. Musical and Visual Queer Performance in Music Videos of Sam Smith and Troye Sivan (Tesis). Utrecht , Países Bajos. Utrecht University. https://tinyurl.com/y5jkelto

Vernallis, C. (1998). The Aesthetics of Music Video: An Analysis of Madonna's 'Cherish'. Popular Music, 17(2), 153-185. https://doi.org/10.1017/S0261143000000581

Vernallis, C. (2004). Experiencing music video: aesthetics and cultural context. Nueva York, Estados Unidos: Columbia University Press.

Viñuela Suárez, E. (2018). Bitch, she’s Madonna. La reina del pop en la cultura contemporánea. Madrid, España: Dos bigotes.

Ward, L.M., Hansbrough, E., y Walker, E. (2005). Contributions of music video exposure to black adolescents’ gender and sexual schemas. Journal of adolescent research, 20(2), 143-166. https://doi.org/10.1177/0743558404271135

Wikipedia, (2020). Bad Romance. Wikipedia. https://tinyurl.com/y44pgofc

Wollen, P. (1996). Introduction. En J. Hillier, Jim and P. Wollen (eds.). Howard Hawks, American Artist. Londres, Reino Unido: BFI Publishing.

YouTube (13 de noviembre de 2011). Alien Alien – Sambaca. YouTube. https://youtu.be/JFNg97D6aiw

YouTube (4 de octubre de 2012). Carla Morrison - Eres Tú [Video Oficial]. YouTube. https://youtu.be/sdhep5OaAC0

YouTube (2 de mayo de 2014). Hercules & Love Affair ft. John Grant — I Try To Talk To You (Official Video). YouTube. https://youtu.be/BTFf8jqPNu0

YouTube (16 de junio de 2017). Carlos Sadness - Días Impares ft. Melissa Robles. YouTube. https://youtu.be/f4H3YNRLlEY

YouTube (27 de marzo de 2020). Yo Perreo Sola - Bad Bunny (Video Oficial). YouTube. https://youtu.be/GtSRKwDCaZM

Zurian Hernández, F.A. y Herrero Jiménez, B. (2014). Los estudios de género y la teoría fílmica feminista como marco teórico y metodológico para la investigación en cultura audiovisual. Área Abierta, 14, 3, 6-21. https://cutt.ly/bfxBkPP