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Cinema e Educação: ensino de roteiro com o filme Estação Central

Resumo

Por meio de uma pesquisa interdisciplinar que envolve a educação e o cinema, o artigo tem como objetivo analisar a narrativa do filme Central do Brasil (1998), dirigido por Walter Salles, e identificar elementos para o ensino de narrativas de três atos em roteiro. A pesquisa se classifica como descritiva e documental, de abordagem qualitativa e utiliza a técnica de análise fílmica. O principal resultado foi a constatação de que a prática de ensinar roteiros, a partir do próprio cinema, é uma questão essencial para incentivar discussões, aprofundar estudos e a instigar ideias criativas. Constata-se também que Central Brasil não é um filme que permite somente o ensino de narrativa de três atos, mas promove discussões nas mais diferentes esferas; sejam a assuntos relacionados ao cenário social brasileiro, a pessoas da terceira idade e sua relação com o trabalho, a cultura e o folclore nacional.

Palavras-chave

Cinema; Education; Script; Audiovisual

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Biografia do Autor

Rafael José Bona

Doutor em Comunicação e Linguagens (UTP) e mestre em Educação (Furb). Tem graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Furb) e em Design de Moda (Unicesumar). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Furb) e dos cursos de graduação da Furb e da Univali. Atualmente pesquisa sobre a interdisciplinaridade da narrativa transmídia sob os vieses da educação, da moda e da publicidade. Atua como professor de ensino superior desde 2005. Líder dos grupos de pesquisa: Comunicação e Educação Midiática (Furb/CNPq) e Imagens Contemporâneas (Univali/CNPq).

Cristiane Wosniak

Doutora em Comunicação e Linguagens - linha de pesquisa em Estudos de Cinema e Audiovisual (UTP). Mestra em Comunicação e Linguagens - linha de Cibermídia e Meios Digitais (UTP). Especialista em Artes-Dança (FAP-PR). Docente adjunta da Unespar (Bacharelado em Cinema e Audiovisual). Vice-Coordenadora do Programa de Pós- Graduação/Mestrado Acadêmico em Cinema e Artes do Vídeo (PPG- CINEAV/Unespar/FAP). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da UFPR. Coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR. Líder do GP CINECRIARE – Cinema: criação e reflexão (PPG- CINEAV/CNPq) e membro do GP Labelit – Laboratório de estudos em educação, linguagem e teatralidades (PPGE/CNPq).


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