Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

La desmitificação e a (re) construção do arquetipo do herói

Resumo

Este artigo discute a desmistificação da figura do herói, ou seja, a nova caracterização de ícones cômicos, controversos para a imaginação coletiva que se consolidou ao longo dos anos. Portanto, temos como uma problemática: como a figura do personagem foi construída e, depois, reconstruída? Como o leitor recebe esta nova versão? Para problematizar o que precede, pretendemos analisar a construção da figura de um herói, comparar as concepções anteriores e contemporâneas do heroísmo para que, finalmente, sejam feitas notas sobre a desmistificação de imagem do herói do quadrinho dos desenhos animados de Grégoire Guillemin (A vida secreta dos super-heróis) e de Donald Soffritti (A decadência dos super-heróis).

Palavras-chave

Mito, Herói, Quadrinho, Reconstrução de imagens, Iconofotologia

PDF

Documento(s) suplementar(es)

Sin título

Biografia do Autor

Jack Brandão

Mestre e Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), Professor Titular do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP) e coordenador do Grupo de Pesquisa CONDESIM-FOTÓS/DGP-CAPES.

María Vanessa da-Silva-Alves

Mestra em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro (UNISA/SP), especialista em Educação Especial e Inclusiva e membro do GP CONDESIM-FOTÓS DGP/CAPES


Referências

  1. Brandão, J. (2010). Da pintura à fotografia: o encetamento iconofotológico. Ghrebh- Revista de comunicação, cultura e teoria da mídia. São Paulo, v.1, n.15, p. 30-63.
  2. Brandão, J. (2009). O gênero emblemático. Revista Travessias. Cascavel, v.3, n.3. p. 124-138.
  3. Campbell, J. (2007). O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento.
  4. Eco, U. (2001). Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva.
  5. Henderson, J. L. Os mitos antigos e o homem moderno. En Jung, C. G. et al. (1977) O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
  6. Moya, A. (1994). História da história em quadrinhos. São Paulo: Brasiliense.
  7. Moya, A. (1970). Shazam: História em quadrinhos e comunicação de massa. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo.