Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

“SloMo” de Chanel (Eurovisión Song Contest 2022): produção de shows para televisão ao vivo

Resumo

O Festival Eurovisão da Canção é um concurso musical transmitido na televisão em que participam os países membros da União Europeia de Radiodifusão (UER). Aqui, a produção de televisão ao vivo aplica as últimas tecnologias, além de inovar na linguagem. Este trabalho toma como estudo de caso a interpretação da canção “SloMo” de Chanel Terrero, representante da televisão pública espanhola (TVE). A atenção à realização ao vivo deste fragmento do programa completo permite-nos identificar as chaves para uma produção audiovisual de sucesso não só a nível técnico, mas também a nível gramatical e do uso da linguagem televisiva (ao vivo). Uma análise audiovisual formal é aplicada. Os resultados concluem que o número musical desenvolve uma realização clássica e funcional que remete para os números musicais televisivos e para o próprio Festival, numa espécie de metalinguagem auto-referencial.

Palavras-chave

televisión, producción audiovisual, programa de televisión, Festival de Eurovisión, interpretación musical, producción de televisión

PDF (Español (España)) Ver en línea (Español (España))

Biografia do Autor

José Patricio Pérez-Rufí

Profesor Titular del Departamento de Comunicación Audiovisual de la Universidad de Málaga (España). Doctor en Comunicación Audiovisual por la Universidad de Sevilla (España).

Alba Aragón-Manchado

Alba Aragón-Manchado

Universidad de Málaga, España.

Grado en Comunicación Audiovisual, investigadora

albaaragon.m@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9311-9665

Andrea Cruz-Elvira

Andrea Cruz-Elvira

Universidad de Málaga, España.

Grado en Comunicación Audiovisual, investigadora.

acruzelvira21@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1707-1270


Referências

  1. Cervi, L., Marín Lladó, C. y Sanadrés, C. (2021). Prosumers y la profesionalización del periodismo ciudadano: El caso www.eurovision-spain.com. Ámbitos, Revista Internacional de Comunicación, 52, 8-25. https://dx.doi.org/10.12795/Ambitos.2021.i52.01
  2. EBU, European Broadcasting Union (2022a). European Broadcasting Union. About. European Broadcasting Union. https://www.ebu.ch/about
  3. EBU, European Broadcasting Union (2022b). EBU statement regarding the participation of Russia in the Eurovision Song Contest 2022. European Broadcasting Union. https://eurovision.tv/mediacentre/release/ebu-statement-russia-2022
  4. Europa Press (2022, 24 de febrero). El PSOE critica que 'SloMo', canción para Eurovisión, remite a la prostitución y RTVE revela que está reflexionando. Europa Press. Sociedad. https://tinyurl.com/5y2j7hxb
  5. Gauja, A. (2019). Europe: Start Voting Now! Democracy, Participation and Diversity in the Eurovision Song Contest. En J. Kalman, B. Wellings y K. Jacotine (eds.). Eurovisions: Identity and the International Politics of the Eurovision Song Contest since 1956 (pp. 201-219). Palgrave Macmillan.
  6. Gómez-Pérez, F.J. y Pérez-Rufí, J.P. (2022). Análisis de la realización de espectáculos televisivos en directo: Italia en Eurovisión 2021. Index.Comunicación, 12(1), 235-259. https://doi.org/10.33732/ixc/12/01Analis
  7. Hernández Martínez, R. (2019). Las escenografías de Palomo Spain. Revista de Arquitectura y Urbanismo del Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid, 373, 96-99. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6478431
  8. Motschenbacher, H. (2016). Language, Normativity and Europeanisation Discursive Evidence from the Eurovision Song Contest. Palgrave Macmillan.
  9. Ortiz Montero, L. (2017). El Festival de Eurovisión: Más allá de la canción. Fonseca, Journal of Communication, 15, 145-162. https://doi.org/10.14201/fjc201715145162
  10. Panea Fernández, J.L. (2018). Identidad, espectáculo y representación: las candidaturas de Israel en el Festival de la Canción de Eurovisión. Doxa Comunicación, 27, 121-145. https://doi.org/10.31921/doxacom.n27a6
  11. Panea Fernández, J.L. (2020). Las escenografías del Festival de Eurovisión: Estética, tecnología e identidad cultural al albor de la reconstrucción europea (1956-1993). Ámbitos. Revista de Estudios de Ciencias Sociales y Humanidades, 44, 23-40. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7919586
  12. Panea Fernández, J.L. (2022). Domesticity, Mass Media and Moving-Image Aesthetics: The Visual Identity of the Eurovision Song Contest as a Hospitable Platform. En A. Dubin, D. Vuletic y A. Obregón (editores). The Eurovision Song Contest as a Cultural Phenomenon From Concert Halls to the Halls of Academia (pp. 219-236). Routledge.
  13. Pérez, L. (2022, 2 de febrero). Te pueden gustar Rigoberta y Chanel, y no pasa nada. El Mundo. https://tinyurl.com/2jhmseu8
  14. Pérez-Rufí, J.P. y Jódar-Marín, J.A. (2019). El análisis textual del videoclip: una propuesta metodológica. En F. Sierra Caballero y J. Alberich Pascual (coords.), Epistemología de la comunicación y cultura digital: Retos emergentes (pp. 297-310). Universidad de Granada.
  15. Pérez-Rufí, J.P. y Valverde-Maestre, A. (2020). The spatial-temporal fragmentation of live television video clips: analysis of the television production of the Eurovision Song Contest. Communication & Society, 33(2), 17-31. https://doi.org/10.15581/003.33.2.17-31
  16. Pérez-Rufí, J.P. y Gómez-Pérez, F.J. (2021). Eurovisión Song Contest 2021: Análisis Audiovisual de la Realización Televisiva en Directo. En A. Suing, C. Falandes y V. Kneipp (coords.). Cenas Audiovisuais (pp. 247-263). Ria Editorial.
  17. Sedeño-Valdellós, A.M. (2021). El Mal Querer como álbum visual: simbología de lo español, apropiación y narrativa transmedia en los videoclips de Rosalía. Palabra Clave, 24(2), 1-28. https://doi.org/10.5294/pacla.2021.24.2.6
  18. Rodríguez-López, J. y Caldeiro-Pedreira, M.C. (2015). Divas clip: la imagen actual de la mujer en el video musical. Temas de comunicación, 31, 59-80. https://revistasenlinea.saber.ucab.edu.ve/index.php/temas/article/view/2882
  19. RTVE (Radio Televisión Española) (2022, 28 de enero). El pasado de Chanel Terrero en Playz. Playztrends. https://tinyurl.com/3jtryka6
  20. Valdés González, L. y Luna Rodríguez, S.A. (2017). ¿Cómo aprendemos de los referentes visuales en el diseño? Aproximación desde la Teoría del Aprendizaje Experiencial de Kolb. En S.L. Peña Martínez (coord.). IX Congreso Internacional de Diseño de La Habana (pp. 2-12). Forma Ediciones.
  21. Wikipedia (2022). Chanel Terrero. Wikipedia. https://es.wikipedia.org/wiki/Chanel_Terrero
  22. YouTube, canal Eurovision Song Contest (2022a). Chanel - SloMo - LIVE - Spain - Grand Final - Eurovision 2022. YouTube. https://youtu.be/jSQYTt4xg3I
  23. YouTube, canal Eurovision Song Contest (2022b). Chanel - SloMo - LIVE - Spain ???????? - Second Semi-Final - Eurovision 2022. YouTube. https://youtu.be/a6uq6oSP5MI